O dia 1 de maio foi de festa para as gentes de Santarém. Cerca de 1500 pessoas pintaram as bancadas do Complexo do Bonito, no Entroncamento, para a grande final da Taça do Ribatejo de juniores, entre a Associação Académica de Santarém e o Clube Amador de Desportos do Entroncamento (CADE), que terminou com a vitória dos academistas, por 3×1.

«verdadeira festa do futebol jovem» deixou o presidente da Associação de Futebol de Santarém naturalmente satisfeito e orgulhoso pelo excelente exemplo e confiante de que a prova é uma aposta há muito segura do organismo a que preside.

«Assistir a uma final de juniores com praticamente 1500 espectadores é um motivo de enorme satisfação, provavelmente com mais adeptos que alguns jogos da Primeira Liga. É um motivo de muita alegria para todos aqueles que se empenharam na realização deste evento, que culminou num dia dedicado ao nosso futebol jovem. Foi a verdadeira festa do futebol jovem», assinalou Francisco Jerónimo, em conversa telefónica com o zerozero.

«É um motivo de satisfação e confirma que valeu a pena a aposta nesta prova que foi iniciada há poucos anos e hoje é uma certeza. Foi uma final fantástica, disputada entre as duas principais escolas da formação do nosso distrito, entre dois clubes que apostam apenas na formação e que chegaram à final da Taça do Ribatejo e proporcionaram esta moldura humana», sustenta o líder da AF Santarém.

Crescimento ao lado da formação

A formação tem sido uma das grandes bandeiras da AF Santarém. O crescimento do próprio organismo no panorama nacional deve-se em grande medida ao trabalho desenvolvido em conjunto pelas entidades escalabitanas ligadas ao futebol jovem.

«É a formação que nos tem ajudado a crescer enquanto Associação. Hoje ocupamos o 7.º lugar do ranking nacional das 22 associações e isso é produto sobretudo da aposta na formação dos nossos clubes. Motivo de vitalidade, satisfação e de cada vez mais responsabilidade para continuar o trabalho», destacou.

«Temos uma grande aposta na proximidade entre a associação e os clubes e o envolvimento também dos próprios municípios que nos ajudam e têm tido um papel fantástico na melhoria das infraestruturas do distrito. Nós estamos certos que o futuro vai estar garantido», rematou.

Vencedores da Taça do Ribatejo (juniores)

2011/12: Associção Académica de Santarém
2012/13: União Futebol Comércio Indústria Tomar
2013/14: Atlético Clube Alcanenense
2014/15: Atlético Clube Alcanenense
2015/16: – União Futebol Clube Almeirim
2016/17: – União Futebol Clube Almeirim
2017/18: – Associação Académica de Santarém

Texto: zerozero.pt
Foto: AF Santarém