Será o ponto de interesse para a última jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém: quem irá acompanhar Mação e União de Tomar na primeira eliminatória da Taça de Portugal da época que se avizinha?

Está, ainda, um lugar em aberto, isto porque os nabantinos – que até podem terminar no quarto posto – já asseguraram essa presença uma vez que se apuraram para a final da Taça Ribatejo… onde vão encontrar o campeão Mação. Ou seja, resta assim mais uma vaga, discutida entre Torres Novas e Ferreira do Zêzere.

A verdade é que por aquilo que ambos têm feito, a Taça de Portugal seria um prémio mais do que justo para ambos… mas só há um lugar. E, neste particular, os torrejanos levam vantagem isto porque têm um ponto a mais do que os ferreirenses, ainda que na última ronda nem um nem outro possa dizer que terá a tarefa mais fácil: enquanto o Torres Novas recebe o Fazendense, o Ferreira do Zêzere visita Mação.

Convém, desde já, olhar para alguns números dos dois pretendentes, desempenhos esses que ajudam a perceber como chegaram até esta fase em posições meritórias: o Torres Novas ganhou oito dos últimos dez jogos, enquanto o Ferreira do Zêzere venceu seis também em igual período. Os dados estão lançados…

Texto: Rádio Hertz
Foto: João Pereira Fidalgo