O Mação tem o campeonato nas mãos. Sete pontos de vantagem para gerir nas restantes oito jornadas da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém parece ser uma diferença mais do que suficiente para que o título seja uma realidade.

A equipa de João Vitorino ainda se pode dar ao luxo de perder dois jogos e mesmo assim a concorrência mais directa (União de Tomar) teria que somar vitórias até final. Se as contas incidirem sobre o Fazendense, então o Mação pode perder três, sendo que a esperança dos perseguidores reside nos “mano-a-mano” que ainda restam, no caso o União de Tomar-Mação, daqui a três jornadas, e o Mação-Fazendense, na antepenúltima ronda. Acresce a isto que “charnecos” e nabantinos também vão medir forças entre si, o que joga a favor dos maçaenses.

As duas próximas rondas, antes desse duelo em Tomar, podem mesmo ser decisivas. Enquanto o Mação joga em casa diante de Amiense e Empregados do Comércio, o conjunto nabantino recebe o sempre incómodo União de Almeirim… e desloca-se a Amiais, numa visita de máxima dificuldade. Já o Fazendense terá pela frente União Abrantina (casa) e Moçarriense (fora). Mas isto é apenas no plano teórico uma vez que o aproximar do final do campeonato torna todos os jogos, sem excepção, deveras complicados, pelo que tudo o que está aqui projectado não passam de cenários.

Mas algo parece certo: o Mação só irá perder este campeonato caso revele uma incompetência nunca antes vista até agora nesta época. Quem ganha com a “limpeza” que aconteceu em Almeirim… só pode pensar em ser campeão. Mas em Tomar e em Fazendas de Almeirim, a esperança é a última a morrer.

Mação:
Amiense (c)
Empregados do Comércio (c)
U. Tomar (f)
Torres Novas (c)
Samora Correia (f)
Fazendense (c)
Riachense (f)
Ferreira do Zêzere (c)

União de Tomar:
U. Almeirim (c)
Amiense (f)
Mação (c)
Empregados do Comércio (c)
Torres Novas (f)
Samora Correia (c)
Fazendense (f)
Riachense (c)

Fazendense:
U. Abrantina (c)
Moçarriense (f)
Cartaxo (c)
U. Almeirim (f)
Amiense (c)
Mação (f)
U. Tomar (c)
Torres Novas (f)

Texto e foto: Rádio Hertz