O FC Hlinsko, da Republica Checa, vai ficar para a história como o primeiro clube não português a participar no Santarém Cup, um dos maiores torneios de futebol jovem do país, organizado pela Associação Académica de Santarém.

Fundado em 1905, o FC Hlinsko é um dos clubes históricos do país, com mais de 100 anos de atividade e atualmente com equipas em todos os escalões, desde os sub-7 a Seniores. Um dos pontos altos da história deste clube foi a presença nos oitavos de final da taça da Checoslováquia no ano de 1980.

O FC Hlinsko irá participar no Santarém Cup com uma equipa no escalão de Sub-10 e, para além do aspeto competitivo, trazem grandes expetativas em conhecer a cidade e o país.

O Santarém Cup, que em 2018 assinala a sexta edição, realiza-se de 28 a 31 de março e a maioria dos escalões já está completa, sinal da dimensão e interesse que o torneio já atingiu.

Para além de clubes nacionais de primeira linha já confirmados, como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Vitória Futebol Clube (Setúbal), Futebol Clube Paços de Ferreira, estão também confirmadas as presenças de clubes como o Lusitano Ginásio Clube, Futebol Clube de Serpa, Casa do Benfica de Serpa, Clube Desportivo de Beja, Despertar Sporting Clube (Beja) EFKA Footkart, Geração Benfica da Golegã, Clube Desportivo Torres Novas, E.F Cruz Santiago (Uniao 1919) Coimbra, AE Vendas Novas, Clube Oriental de Lisboa e, claro, em todos os escalões, a Associação Académica de Santarém.

Texto e foto: Rede Regional