A fechar o ano de 2017 é tempo de parar alguns minutos para olhar para o que fizemos e colocar isso no papel. Muitas vezes o ritmo frenético com que preparamos o futuro não nos deixa tempo para registar o que foi feito.

Não teremos feito tudo o que queríamos e o que fizemos podia ser ainda melhor, mas não posso deixar de registar que no ano que agora termina ficou marcado pelo lançamento do livro com as infrastruturas desportivas que existem na região. Felizmente que desde o lançamento do livro já existiram mais melhorias e o livro acaba por estar desatualizado. É por boas razões. Recorde-se que quatro clubes do distrito de Santarém que receberam o apoio financeiro da FPF, ao abrigo de um programa destinado a melhoramento de infraestruturas. Casa do Povo do Pego e Tramagal Sport União (ambos do concelho de Abrantes), Centro de Cultura, Recreio e Desporto Moçarriense (Santarém) e a Escola de Futebol do Concelho de Alcanena. Mas este ano ficou ainda marcado pelo lançamento do prémio melhor Aluno/Atleta numa iniciativa com o McDonald’s Santarém. Aliás podemos anunciar já que a parceria foi renovada para 2018.

A nível de competições não podemos esquecer os êxitos alcançados em 2017 com o Tejo Cup, o rejuvenescimento das Taças (como exemplo ter tido pela primeira vez naming numa delas) e ainda as concentrações de TraquinasFut. Se juntarmos a isto a influência crescente do futsal e do futebol feminino na região, afirmamos com muito orgulho que alcançamos o 7.º lugar do ranking em atletas inscritos. Ainda este fim de semana, na Seleçao de Sub-18 a AF Santarém atingiu o melhor resultado de sempre com o 3.º lugar em Braga. Um resultado que deixa todos muito orgulhosos e felizes.

A Associação de Futebol de Santarém termina 2017 com 7500 atletas inscritos, uma marca nunca antes atingida. Este número deixa-me particularmente feliz e, mesmo antes de terminar esta mensagem, tenho de felicitar clubes, dirigentes, atletas, árbitros, pais, autarquias e demais agentes que diretamente e indiretamente contribuíram para atingirmos estes números. Obrigado!

O ano que termina, a nível interno, ficou marcado pela saída do Chefe de Serviços José Faro. Esteve na Associação mais de 40 anos e faz parte na história da Associação.

O ano novo vai trazer mais desafios, alguns são conhecidos de todos: Tejo Cup, rejuvenescimento das Taças, organização do InterAssociações e investimentos na área dos equipamentos com apoio da Federação.

Há muito para fazer e contamos que juntos seremos ainda mais fortes Pelo Nosso Futebol em 2018!

Texto e foto: afsantarem.fpf.pt