A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por maioria, com a abstenção do eleito do BE, a minuta de um protocolo a estabelecer entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Santarém (AFS) e o Município de Abrantes que vai permitir enquadrar a prática do futebol de recreação e lazer na família do Futebol.

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 45/2015, de 9 de abril, as entidades responsáveis pelo futebol, nomeadamente a FPF e a AFS, desenvolveram contactos com diversas entidades promotoras de provas e atividades desportivas, no sentido de esclarecer este novo modelo legal para a organização de atividades recreativas e de lazer no âmbito do desporto. É neste âmbito que surge a assinatura deste protocolo entre as partes referidas.

A parceria prevê, nomeadamente, a conformidade com o novo enquadramento legal para a realização de provas das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia ao nível da sua homologação, bem como a colaboração para a realização de ações de formação para agentes desportivos e a custos controlados. Em concreto, vem assegurar mais condições de segurança e saúde aos participantes das provas organizadas quer pelo município (como são os casos dos torneios de veteranos e de escolinhas), quer pela AFS, uma vez que a prática da modalidade, ainda que de forma amadora, passa a ser balizada pelos critérios da Federação, que incluem a obrigatoriedade de seguro desportivo e exame médico.

Num território caracterizado por uma rede de instalações desportivas e por um número significativo de clubes, com escalões de formação, o Município de Abrantes entende que esta cooperação se reveste do maior interesse para o concelho, contribuindo para a prestação de um serviço de qualidade que beneficia a população local e que promove e incrementa a atividade física e o desporto em segurança, preservando a saúde dos praticantes.

Texto e foto: Rádio Hertz