O Clube Desportivo de Torres Novas soma dez títulos de campeão da 1.ª Divisão Distrital, números que fazem do emblema «amarelo» o mais “graduado” neste patamar.

No registo histórico da Associação de Futebol de Santarém, ganha relevo os seis (!) campeonatos seguidos ganhos pelo Torres Novas, algo que não poderá voltar a repetir-se uma vez que o campeão tem que subir de divisão na actualidade.

Nesta lista, registo para a extinta União Operária, com oito troféus averbados, seguindo-se o Tramagal Sport União, com sete, clube que hoje em dia milita no segundo escalão. Com seis provas aparece a Académica de Santarém, que actualmente se dedica exclusivamente à prática do futebol de formação. O histórico União de Tomar tem cinco campeonatos conquistados, tantos quantos o já extinto Ferroviários do Entroncamento.

Refira-se que o primeiro clube a inscrever o nome no livro de ouro foi os Leões de Santarém, em 1924/25, êxito que repetiram mais três vezes. Dentro do actual quadro da 1.ª Distrital, olhando para a classificação, vê-se que o líder Riachense tem quatro campeonatos ganhos (todos eles já neste milénio), enquanto o vice-líder Coruchense tem duas conquistas. Ainda com quatro, sublinhe-se, aparecem Alcanenense e Cartaxo. Com três campeonatos estão Alferrarede, Rio Maior, União de Almeirim, Marinhais e Samora Correia; com dois, Matrena, Rossiense, Benavente, Amiense, Fátima e Fazendense. Com um título estão Águias de Alpiarça, Abrantes, Monsanto, Ouriquense e Ouriense.

Fonte: Rádio Hertz