O Sport Club Ferreira do Zêzere, fundado em 15 de Agosto de 1935 e que disputa atualmente a 2.ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, onde lidera a série 1, tendo já assegurada a passagem à fase de acesso à 1.ª divisão, tem como grande objetivo para a presente temporada voltar ao convívio dos “grandes” do futebol ribatejano.

“O nosso objetivo é a subida  de divisão”, começou por  dizer à Rede Regional Joaquim Henriques, presidente da direcção do clube de Ferreira de Zêzere, cargo que desempenha desde 2003.

Com cerca de 1.170 sócios que pagam uma quota anual de 10 euros, a saúde financeira do clube “encontra-se estável, contando para tal os apoios oficiais e particulares”, revela o responsável máximo pelo clube de Ferreira do Zêzere, acrescentando que, quanto a património, o clube possui sede própria, campo de futebol, ginásio e carrinhas.

Modalidades praticadas no clube, além do futebol, são várias: “praticamos também futsal, natação e ginástica, com 267 atletas a representar o emblema do Sport Ferreira Zêzere”, refere o presidente do clube para, de seguida, esclarecer que no futebol, além da equipa sénior, existem equipas de juniores, juvenis, iniciados, sub-10 e traquinas.

No futsal, além dos seniores, equipa que ocupa o 1.º lugar no campeonato distrital de Santarém, há ainda uma formação de iniciados.

Apesar de todo este dinamismo desportivo no concelho de Ferreira do Zêzere, Joaquim Henriques diz que “com ponderação não é difícil gerir um clube como o Sport Clube Ferreira Zêzere”.

O maior feito desportivo do clube foi a conquista da taça do Ribatejo em 1989/90. Na presente temporada, a formação de Ferreira do Zêzere era a única da 2.ª divisão apurada para disputar os quartos de final da taça, jogos que tiveram lugar este fim-de-semana.

 

Texto: Grácio dos Santos – Rede Regional