À partida para o jogo da 13.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Santarém, o CD Fátima estava, à condição, na liderança da tabela classificativa. Depois de ter antecipado o jogo da 12.ª jornada com o Amiense, a equipa orientada por João Henriques recebeu e venceu o CD Torres Novas por três bolas a zero.

Pouco depois de soar o apito inicial o CD Fátima já vencia. Aos dois minutos foi Pedro Emanuel que soube responder da melhor maneira a um cruzamento efectuado pela esquerda do ataque fatimense por Imran e, à frente do guarda redes torrejano, o avançado não perdoou dando assim à equipa de Fátima o melhor começo possível ao jogo.

À medida que ia correndo a primeira parte notava-se a superioridade da equipa da casa, mesmo com o Torres Novas a conseguir travar e equilibrar o jogo, mas sem criar oportunidades de perigo.

A meio da primeira parte os homens da casa queixaram-se de uma saída fora da área do guarda-redes torrejano, na qual a bola acabou por bater no braço do mesmo, supostamente, mas o juiz da partida nada assinalou.

Apesar do golo precoce, assistiu-se a uma fraca primeira parte, com poucos lances perigosos acabando por se ter de esperar até aos cinco minutos finais para ver um lance de perigo, com Serginho a isolar-se perante a defesa torrejana, mas David mostrou que estava atento e a saiu-se com uma excelente defesa.

No segundo tempo esperava-se um jogo mais interessante onde se pudessem ver mais jogadas de perigo e foi Ednilson a criar a primeira, fintando vários jogadores do Torres Novas com o cruzamento a ser cortado pela defessa torrejana. Na sequência do canto, Laranjeiro centrou para um excelente cabeceamento de Pedro Emanuel, com a bola a passar muito perto da baliza adversária.

A meio da segunda parte Ednilson tem um lance dividido com David, dentro da grande área e o árbitro Duarte Cerveira entendeu que era penalti. Na marcação do livre de onze metros Pedro Emanuel não perdoou e aumentou a vantagem para 2-0.

O Torres Novas não conseguiu criar perigo e, mesmo ao ‘cair do pano’, foi Ednilson que vincou o resultado final em 3-0, numa jogada em que se encontrava de frente o para guarda-redes, o jovem fatimense picou a bola e fez um bonito golo.

Até ao final do jogo houve apenas mais uma ocasião de golo, ainda por parte do Fátima, com Pedro Emanuel a permitir uma grande defesa do guarda-redes torrejano.

Quanto à actuação de Duarte Cerveira, o árbitro cometeu alguns erros, apresentando alguma dualidade no critério disciplinar.

CD Fátima           3
Nuno Ribeiro (Hélio Santos, 84’), Fábio Coça, André Sousa (c.), Bruno Heleno, João Martins (Leandro Filipe, 88’), Pedro Emanuel, Serginho (Vasco Gonçalves, 75’), Imran Adam, Nelson Sousa, Ednilson, Nuno Laranjeiro.
Não jogaram: Abdullah, Tiago Luzio, Ivan Buha e Luisito.
Treinador: João Henriques.

CD Torres Novas              0
David, João Ferreira, Messi, André Vieira, Nelson Ramos, Gustavo (Micael, 67’), Ayrton (Leandro, 55’), Pisco (Simão, 84’), Pereira, João Bruno, Sudesh (c.).
Não jogaram: Quaresma, Joel, Fábio Timor, Cerqueira.
Treinador: Pedro Monserrate.

Estádio Municipal de Fátima, Fátima
Árbitro:
Duarte Cerveira.  Auxiliares: Bruno Cardoso e Alexandre Sabugueiro.
Espetadores: 150.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: Pedro Emanuel (2’ e 71’) e Ednilson (87’).
Disciplina: Amarelo a João Martins (24’), Pedro Emanuel (50’), André Sousa (65’), David (69’), Bruno Heleno (75’), Sudesh (77’), Pereira (88’).

Texto: Tiago Oliveira Marques